CADASTRO  ::   CLASSIFICADOS  ::   FALE CONOSCO   ::   PARTICIPE   ::   ANUNCIE
:. Página Inicial
:. Adicionar aos Favoritos
Google
  CIENTÍFICA
  Cursos
  Fórum
  Links

 
  WEBTURMAS
  Mural

  Turmas
  
  SERVIÇOS
  
  UTILIDADES
  
 
 
Artigos | Analgesia relativa por óxido-nitroso/oxigênio

Analgesia Relativa por Óxido-Nitroso/Oxigênio
João Roberto Ferreira da Rosa

      O que é a Analgesia Relativa por óxido nitroso/oxigênio?
      
É uma técnica destinada a diminuir o medo e a ansiedade do paciente frente ao tratamento odontológico. A analgesia relativa é administrada através de uma mascara nasal desenvolvida para a odontologia e utiliza o gás oxido nitroso (N2O) em conjunto com oxigênio provocando leve e estável sedação no paciente. O N2O é utilizado sempre em proporção menor que o oxigênio, em dosagens pré determinadas, mantendo-se o paciente em estado de analgesia relativa, acordado, e tranqüilo, conversando normalmente com o profissional, tornando-se cooperativo durante o tratamento.

  
     
A analgesia relativa é utilizada em outros paises?
      
A analgesia relativa por oxido nitroso/oxigênio é uma técnica desenvolvida para a Odontologia e consagrada internacionalmente, sendo muito utilizada na Europa (França, Noruega, Escandinávia, Suíça) e EUA, inclusive regulamentada para uso odontológico pela A.D.A. como uso rotineiro na odontologia americana. Segundo a Academia Americana de Odontopediatria aproximadamente 90% dos consultórios de odonto-pediatria utilizam a analgesia relativa rotineiramente e grande numero de consultórios americanos para atendimento ao jovem e adulto também. Outro país que aderiu a analgesia relativa e o Japão, que segundo Hoshiya em publicação de 1.989 (Anesth. Prog, n.36) a analgesia relativa esta se popularizando entre os dentistas Japoneses devido a sua simplicidade e segurança na utilização.
      
Há uma vasta literatura cientifica atestando a seguranca da técnica, para utilização em consultório odontológico sob supervisão de cirurgião dentista devidamente capacitado, inclusive , Roberts G. J. em publicação no Dental Update de Junho de 1.990 afirma que a Sedação Consciente por inalação apresenta importantes níveis de segurança. Em revista de literatura de 45 anos de utilização por N2O em conjunto com oxigênio não existe nenhuma ocorrência de problemas sérios ou óbito durante utilização.


  
    
Analgesia relativa é técnica de anestesia geral?
      
Definitivamente não. Nas proporções que o N2O é administrado com o oxigênio e impossível aprofundar-se a ação analgesiante. Isto e comprovado por inúmeras publicações e vasta experiência clinica, com a de Henning, que administrou 3 milhões de analgesias num período de 15 anos na Dinamarca, ou Amian, que utilizou a analgesia em 50.000 criancas na proporção de 60% de N2O para 40% de oxigênio, mostrando que a técnica e segura desde que utilizada com critério.

      Equipamentos utilizados:
      Os misturadores de gases, construidos especificamente para a analgesia, possuem válvulas de segurança, inclusive com alarme sonoro que impedem que o N2O seja administrado em dosagem inadequada, ou seja, em maior quantidade que o oxigênio.
      Aliado a este fator de segurança e recomendável que se utilize Oximetro de Pulso, aparelho que mede a saturação do oxigênio no sangue e mostra, durante a analgesia que o paciente esta distante da possibilidade de aprofundamente da sedação.

      Como paciente se sente durante e depois da analgesia:
Os relatos dos pacientes adultos são coincidentes, todos reportam não se importar com o tempo, não ficando na expectativa da dor; durante a anestesia local; uso de canetas de alta e baixa rotação. São freqüentes os testemunhos de que a imagem da Odontologia mudou para eles, sendo vários os testemunhos de pacientes fóbicos dizendo: "Agora tenho prazer de ir ao dentista pois não fico na expectativa da dor".
      Termina-se a Sedacao por analgesia relativa administrando-se somente oxigênio durante 3 a 5 minutos, em que o N2O é eliminado dos pulmões e da corrente sanguinea e o paciente pode se retirar, com todos os seus reflexos normais restaurados. Uma das grandes vantagens da analgesia relativa é a rápida reversibilidade da ação analgesiante, ao contrario de medicamentos ansiolíticos, que tem ação prolongada.

      Regulamentação da técnica:
      
E necessário que a técnica de analgesia relativa por oxido-nitroso/oxigênio seja normatizada no Brasil para fins de ensino e utilização em larga escala pela classe Odontológica Brasileira. Para ser normatizada é necessário que ela se torne conhecida, com suas vantagens e limitações devidamente esclarecidas.

fonte: Jornal Odonto Lapa (APCD); Julho de 2001, nº 2, ano 01.

 

PARTICIPE
Envie seus artigos para a equipe webodonto.com e veja eles publicados.
CONSULTE
Agora temos o DEF on-line para consulta a qualquer momento.
CURSOS
Curso de Atualização promovido pela Universidade de Passo Fundo.
DOWNLOADS
Veja o símbolo da odontologia com suas características originais.
CONGRESSOS
Os principais congressos nacionais e internacionais estão agendados aqui!!
 
 

IMPRIMIR   ::   TOPO   ::   PÁGINA INICIAL   ::   FALE CONOSCO   ::   ANUNCIE
Todos os direitos reservados. Copyright© 2002/2005, www.webodonto.com ®