Notícia 01/05/05

"BABOSA" AJUDA A REDUZIR PROBLEMAS BUCAIS, DIZ ESTUDO

Estudo feito por pesquisador da Universidade de Maryland, nos EUA, indica a eficiência da babosa para o tratamento de problemas bucais, como herpes ou inflamações na gengiva.

Uma velha conhecida acaba de se mostrar ainda mais útil. A babosa (Aloe vera), que há mais de 2 mil anos tem sido empregada para o tratamento de pequenos ferimentos ou em queimaduras de pele, é também muito eficiente para lidar com diversos tipos de problemas bucais, como herpes ou inflamações na gengiva.

Aloe vera (babosa)

A afirmação é de um estudo publicado no periódico General Dentistry, da Academy of General Dentistry's (AGD), dos Estados Unidos. A pesquisa, liderada por Richard L. Wynn, professor de farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, indica que o uso tópico da babosa ajuda a reduzir a dor e acelera a cura de inflamações bucais.

“Há muitas evidências para apoiar o uso da babosa no tratamento de problemas na saúde bucal. Acreditamos que essa alternativa eficiente e de custo muito baixo interessará a muitos pacientes”, disse o pesquisador Kenton Ross, da AGD.

Segundo os cientistas, o uso da babosa não deixou um gosto ruim na boca dos voluntários do estudo quando aplicado. Wynn descreve o caso de um paciente com líquen plano bucal, uma doença que afeta a pele e as membranas da mucosa bucal. Após ingerir cerca de 60 mililitros de suco de babosa por dia e aplicar uma pomada à base da planta, as lesões diminuíram até desaparecerem por completo em apenas quatro semanas.

“A babosa pode ser utilizada tanto na forma de suco como a sua seiva, que são as duas formas reconhecidas pelo FDA [órgão do governo norte-americano que fiscaliza alimentos e medicamentos]”, disse Wynn, em comunicado da AGD.

fonte: Agência FAPESP, Abril de 2005.