CADASTRO  ::   CLASSIFICADOS  ::   FALE CONOSCO   ::   PARTICIPE   ::   ANUNCIE
:. Página Inicial
:. Adicionar aos Favoritos
Google
  CIENTÍFICA
  Cursos
  Fórum
  Links

 
  WEBTURMAS
  Mural

  Turmas
  
  SERVIÇOS
  
  UTILIDADES
  
 
 
Notícia 09/12/04

CFO E CROs: "ATO SAÚDE"

Conselhos aprovam documento crítico ao PL 25/02 (Ato Médico)

Reunidos em Brasília nos dias 14 e 15 de outubro, o Conselho Federal de Odontologia e os 27 Conselhos Regionais aprovaram por unanimidade, durante sua Assembléia Conjunta, o documento intitulado "Pelo Ato Saúde". Nele, é externada a insatisfação da classe odontológica quanto às "ambigüidades e imprecisões" contidas no texto do Projeto de Lei 25/02, de autoria do ex-senador Geraldo Althof (PFL-SC), que assegura apenas ao graduados em Medicina prerrogativas na prescrição de medicamentos e na ocupação de cargos de chefia.

No documento, CFO e CROs reconhecem "como uma reivindicação legítima da categoria médica" a tentativa de regulamentar seu exercício profissional. No entanto, faz uma série de ressalvas ao projeto, mostrando porque a odontologia é contrária à aprovação do texto como está - após alteração feita no dia 1o de julho, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, pelo substitutivo do senador Tião Viana.

Sobre o artigo 3o do PL 25/02, no qual restringe-se aos médicos as funções diretivas de estabelecimentos de saúde, o documento diz representar "um retrocesso à concepção do próprio Sistema Único de Saúde, pois afronta diretamente o conceito de trabalho multiprofissional, hoje universalmente aceito." O texto está sendo divulgado nos informativos impressos e eletrônicos da mídia odontológica, e foi enviado a todos os 81 senadores.

Durante a reunião, os Conselhos discutiram também outros assuntos, como recadastramento, anuidade e planos de saúde, e assistiram a duas palestras: uma sobre "Previdência suplementar", por Elisabeth Sekulic, auditora fiscal do Ministério da Previdência, e outra tratando do "Novo Perfil das Auditorias Contábeis", pelo Gerente Contábil do CFO, Luciano de Mendonça Costa.

 

"Pelo Ato Saúde"


A seguir, a íntegra do documento assinado pelo CFO e CROs e enviado para os parlamentares do Senado, onde tramita o projeto de lei 25/02 (Ato Médico)

"É preciso, antes de tudo, registrar que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia respeitam e apóiam a regulamentação do exercício da medicina como uma reivindicação legítima da categoria médica.

Entretanto, tendo em vista a redação do Projeto de Lei 25/2002 - alterado pelo substitutivo do senador Tião Viana e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça em 1o/07/2004 -, a categoria odontológica se posiciona contrariamente à sua aprovação, a partir das seguintes considerações:

Em seu artigo primeiro, há uma inequívoca ameaça à liberdade de prescrição terapêutica pelas demais profissões, já consagrada em lei. O artigo 2o, por sua vez, atribui a definição de procedimentos médicos unicamente ao CFM, o que torna as de mais categorias profissionais da saúde vulneráveis à invasão em suas competências. Adiante, no artigo 3o, arroga-se aos médicos as funções diretivas de estabelecimentos de saúde, onde haja procedimentos médicos. Isso representa um retrocesso à concepção do próprio Sistema Único de Saúde, pois afronta diretamente o conceito de trabalho multiprofissional, hoje universalmente aceito.

Como se não bastassem tantas ambigüidades e imprecisões, o artigo 4o evidencia, ainda, a ameaça de violação da autonomia das demais profissões, rotulando-as como "exercício ilegal da medicina".

Por tudo isso - pelo PL 25/02 representar ao mesmo tempo uma restrição à atuação profissional de outras categorias e uma afronta aos princípios do SUS -, cremos no discernimento dos Senhores Congressistas responsáveis pelo destino deste projeto de lei, de modo que o Senado da República saiba identificar as ambigüidades levantadas acima e corrigi-las, encontrando, por fim, a solução que preserve a coesão da equipe de saúde, mas, sobretudo, os interesses legítimos da população brasileira.

Assembléia Conjunta do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Odontologia, reunida em Brasília nos dias 14 e 15 de outubro de 2004."

fonte: Jornal do CFO, Setembro/Outubro de 2004.
PARTICIPE
Envie seus artigos para a equipe webodonto.com e veja eles publicados.
CONSULTE
Agora temos o DEF on-line para consulta a qualquer momento.
CURSOS
Curso de Atualização promovido pela Universidade de Passo Fundo.
DOWNLOADS
Novo Código de Ética Odontológico em vigor desde 20 de maio de 2003.
CONGRESSOS
Os principais congressos nacionais e internacionais estão agendados aqui!!
 

IMPRIMIR   ::   TOPO   ::   PÁGINA INICIAL   ::   FALE CONOSCO   ::   ANUNCIE
Todos os direitos reservados. Copyright© 2002/2005, www.webodonto.com ®