Notícia 22/01/03

CURA DO HERPES LABIAL??

Ao que tudo indica, o sofrimento de muitas pessoas que têm as manifestações clínicas do vírus herpes simples (HSV) está próxima do fim. Pelo menos é o que vem revelando uma pesquisa, já em fase de conclusão, feita pelo chefe do Serviço de Câncer Bucal e Estomatologia do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho e coordenador do curso de Especialização em Estomatologia da EAP-APCD, Sílvio Boraks.

Herpes labial.

A descoberta da planta medicinal Echinacea purpurea, por uma pesquisadora norte-americana, foi o primeiro passo para que muitos pacientes pudessem acreditar que ficarão livres da doença. No Brasil. mais de 500 pessoas, acompanhadas durante dois anos por Sílvio Boraks, comprovaram a eficácia da medicação. Depois da aplicação tópica do medicamento fitoterápico, em dose única, nenhum desses pacientes apresentou novamente a doença, independente da freqüência e/ou agressividade das manifestações.

Echinacea purpurea.

"Em três minutos a sintomatologia (dor, formigamento, pulsação) passa, e a ferida, dependendo da fase, desaparece em um período de três a cinco dias, no máximo", garante Boraks. "Estou trabalhando dessa forma há dois anos, e as pessoas que tinham de 15 em 15 dias, por exemplo, nunca mais tiveram. Em todos os casos, os pacientes não apresentaram mais a doença."
O resultado dessa pesquisa atesta, segundo Boraks, que "a planta medicinal inativa o vírus, constituindo uma alternativa eficiente e definitiva para os portadores da doença".

No entato, o ideal é que o remédio seja aplicado logo no início da manifestação, quando ainda não há crostas. " Pode-se retirar a crosta, mas é muito incômodo para o paciente. O mais indicado é aguardar o próximo ciclo", recomenda. Porém, apesar dos resultados positivos, a medicação está em fase de pesquisa e ainda precisa ser apresentada ao Ministério da Saúde para que seja aprovado seu uso.

fonte: Jornal APCD, Janeiro de 2003.