CADASTRO  ::   CLASSIFICADOS  ::   FALE CONOSCO   ::   PARTICIPE   ::   ANUNCIE
:. Página Inicial
:. Adicionar aos Favoritos
Google
  CIENTÍFICA
  Cursos
  Fórum
  Links

 
  WEBTURMAS
  Mural

  Turmas
  
  SERVIÇOS
  
  UTILIDADES
  
 
 
Notícia 28/08/04

MANDÍBULA CRESCE NAS COSTAS DE PACIENTE

Um homem que teve sua mandíbula extraída devido a um câncer recebeu sua primeira refeição sólida em nove anos, um sanduíche, após o implante de uma nova mandíbula, que cirurgiões cultivaram nas costas dele ao longo de sete semanas.

No que os especialistas chamam de um experimento "ambicioso", médicos alemães usaram um molde, uma substância de crescimento e a própria medula óssea do paciente, contendo células-tronco, para criar uma nova mandíbula que se encaixasse exatamente no vão deixado por sua cirurgia de câncer.

Testes ainda não foram feitos para verificar se o osso foi de fato criado pelas células-tronco, e ainda é cedo para dizer se a mandíbula irá funcionar normalmente a longo prazo. Entretanto, a operação, descrita na edição desta semana do periódico médico "The Lancet" ( www.thelancet.com ), é o primeiro relato publicado de um osso inteiro que foi projetado e incubado no corpo de um paciente e depois transplantado.

Embora possa se discutir se o experimento foi ou não um grande avanço científico, a operação atingiu seu propósito e mudou uma vida, disse Stan Gronthos, especialista em células-tronco do Instituto de Ciência Médica e Veterinária em Adelaide, Austrália, que não participou do estudo.

A operação foi feita por Patrick Warnke, um cirurgião de reconstrução facial da Universidade de Kiel, na Alemanha. O paciente, um homem de 56 anos, teve sua mandíbula inferior e metade de sua língua cortadas quase uma década atrás, devido a um câncer de boca. Desde então, ele só pôde ingerir alimentos moles ou sopas, com uma colher.

Normalmente, médicos podem substituir uma mandíbula perdida cortando um pedaço de osso da perna ou da costela.

Esse paciente não podia passar por esse procedimento porque estava tomando drogas fortes para combater outra condição. Os médicos consideraram perigoso demais tirar um osso de outra parte de seu corpo. "Ele exigiu a reconstrução", disse Warnke. "Esse paciente estava cansado de viver."

Warnke e seu grupo começaram a criar uma mandíbula virtual num computador. A informação foi usada para criar uma fina moldura de titânio. Pequenos blocos minerais de osso derivados de vacas foram postos dentro da estrutura, junto a um fator de crescimento humano que constrói ossos e uma grande quantidade de sangue extraída da medula óssea do paciente. A medula contém células-tronco, capazes de se diferenciar em outros tecidos.

Os cirurgiões então implantaram a moldura no músculo abaixo do ombro direito do paciente, nas costas. O implante foi deixado lá por sete semanas, quando imagens mostraram nova formação óssea. Ele foi removido de suas costas há cerca de oito semanas, junto com o músculo em volta, e adaptado à boca.

Estudos mostraram que o osso continuava a se formar após o transplante. Quatro semanas após a operação, o homem comeu um sanduíche. Agora ele já come até bife, mas reclama que precisa cortar em pedaços tão pequenos que, quando ele termina, está frio.

Paul Brown, da University College de Londres, disse que, porque nenhum teste mostrou se o novo osso veio de células-tronco, nenhum grande avanço científico teria sido obtido.

fonte: Associated Press, 28 de Agosto de 2004.
PARTICIPE
Envie seus artigos para a equipe webodonto.com e veja eles publicados.
CONSULTE
Agora temos o DEF on-line para consulta a qualquer momento.
CURSOS
Curso de Atualização promovido pela Universidade de Passo Fundo.
DOWNLOADS
Novo Código de Ética Odontológico em vigor desde 20 de maio de 2003.
CONGRESSOS
Os principais congressos nacionais e internacionais estão agendados aqui!!
 

IMPRIMIR   ::   TOPO   ::   PÁGINA INICIAL   ::   FALE CONOSCO   ::   ANUNCIE
Todos os direitos reservados. Copyright© 2002/2005, www.webodonto.com ®