CADASTRO  ::   CLASSIFICADOS  ::   FALE CONOSCO   ::   PARTICIPE   ::   ANUNCIE
:. Página Inicial
:. Adicionar aos Favoritos
Google
  CIENTÍFICA
  Cursos
  Fórum
  Links

 
  WEBTURMAS
  Mural

  Turmas
  
  SERVIÇOS
  
  UTILIDADES
  
 
 
Notícia 24/01/03

         MÉDICOS ITALIANOS REALIZARAM O PRIMEIRO TRANSPLANTE DE MANDÍBULA DO MUNDO


       ROMA - Cirurgiões do renomado Instituto Regina Elena, em Roma, realizaram com sucesso o que anunciaram como o primeiro transplante de mandíbula do mundo.
       A mandíbula transplantada era de um cadáver. O paciente que recebeu o órgão, um homem de 80 anos, sofria de câncer em estado avançado na boca.
       A cirurgia foi realizada na sexta-feira e, segundo os médicos, o paciente encontra-se em condições satisfatórias de saúde.

       "O tumor era muito agressivo e o paciente estava correndo riscos graves", declarou um dos cirurgiões, Giuseppe Spriano. "Assim, decidimos efetuar este procedimento novo".
       Antes do transplante total, as únicas técnicas experimentadas haviam sido a substituição do maxilar inferior – a mandíbula – por um fragmento de osso da perna do paciente ou por uma placa de metal com enxertos de tecido.
       Na Tailândia, por exemplo, um grupo de médicos anunciou, há vários anos, ter realizado um transplante de mandíbula usando tecido enxertado da boca e da garganta do paciente, um homem.
       Em caso de tumores menores, a mandíbula é retirada e tratada com um processo de congelamento. Em seguida, é devolvida à sua posição anatômica. Uma outra técnica é a substituição de fragmentos maxilares.
       A cirurgia na Itália durou 11 horas, sendo realizada por uma equipe de 10 médicos – cirurgiões plásticos, além de especialistas em boca, garganta e ouvido.
       Como parte da operação, a mandíbula a ser transplantada foi moldada para que ganhasse uma forma semelhante à estrutura anatômica original.
       "Os resultados iniciais são bons", disse Spriano. "Teremos que esperar e acompanhar de perto, mas esta poderá ser a melhor opção para este tipo de pacientes no futuro".
       O câncer de boca é causado, geralmente, por fumo e consumo excessivo de álcool, mas cirurgias na mandíbula também podem ser necessárias em caso de lesão por armas de fogo ou outros ferimentos faciais.

fonte: CNN; 18 de Janeiro.
PARTICIPE
Envie seus artigos para a equipe webodonto.com e veja eles publicados.
CONSULTE
Agora temos o DEF on-line para consulta a qualquer momento.
CURSOS
Curso de Atualização promovido pela Universidade de Passo Fundo.
DOWNLOADS
Novo Código de Ética Odontológico em vigor desde 20 de maio de 2003.
CONGRESSOS
Os principais congressos nacionais e internacionais estão agendados aqui!!
 

IMPRIMIR   ::   TOPO   ::   PÁGINA INICIAL   ::   FALE CONOSCO   ::   ANUNCIE
Todos os direitos reservados. Copyright© 2002/2005, www.webodonto.com ®