CADASTRO  ::   CLASSIFICADOS  ::   FALE CONOSCO   ::   PARTICIPE   ::   ANUNCIE
:. Página Inicial
:. Adicionar aos Favoritos
Google
  CIENTÍFICA
  Cursos
  Fórum
  Links

 
  WEBTURMAS
  Mural

  Turmas
  
  SERVIÇOS
  
  UTILIDADES
  
 
 
Notícia 24/01/04

        SEM CÁRIE E SEM DOR

       Um gel produzido a partir da matéria-prima retirada da casca do mamão, a papaína, já pode ser substituído pelo temido “motorzinho” no tratamento de cáries. Isso porque, a pesquisadora e dentista Sandra Kalil Bussadori, doutora em odontopediatria pela USP, estudou durante três anos a ação dessa substância na eliminação de cáries.
       Além de remover uma cárie em aproximadamente 40 segundos e sem anestesia, o gel Papacárie, desenvolvido em parceria com a farmacêutica e bioquímica Márcia Miziara, conseguiu reduzir o custo do produto de patente sueca com a mesma função em mais de 10%.
        O tubo do produto importado (comercializado até 2002 pela Oraltech), que pode tratar 60 cáries, custava R$ 200. Com o Papacárie, o mesmo tubo sai por R$ 30.
        O estudo, realizado com apoio da FMU-SP e da Universidade Metropolitana de Santos, onde Sandra dá aulas, foi apresentado no 22º Congresso Internacional de Odontologia, que aconteceu no final de janeiro em São Paulo.
        A idéia da pesquisa surgiu numa conversa de Sandra com sua mãe, a nutricionista Linda Jorge Kalil Bussadori, que, na ocasião, comentou sobre a propriedade da papaína como amaciante na carne.
        Segundo a pesquisadora, o gel é capaz de remover até mesmo as cáries mais profundas; o uso do Papacárie é ineficaz somente quando a cárie encontra-se "escondida", porque ele atua na decomposição da cárie, sendo assim, necessária a raspagem do resíduo com instrumento adequado.
        Depois de estudos em laboratório, o gel foi testado em 60 dentes de crianças de cinco a nove anos e em 30 molares de adolescentes e adultos de até 23 anos. Os pacientes tiveram acompanhamento clínico durante um ano.
        Sandra já utiliza o gel no seu consultório e em ambulatórios de universidades e entidades que prestam atendimento gratuito à população.
        O Papacárie também está sendo usado em projetos da Caravana do Sorriso, entidade fundada em 1999 por Sandra Bussadori, que conta com a ajuda de dentistas voluntários e também profissionais de diversas áreas. O gel nasceu para servir as aspirações da Caravana – eliminar a cárie, até mesmo onde não há energia elétrica.
        O gel acaba de receber liberação do Ministério da Saúde para ser comercializado no país.

fonte: Sílvia Sibalde (contribuição).
PARTICIPE
Envie seus artigos para a equipe webodonto.com e veja eles publicados.
CONSULTE
Agora temos o DEF on-line para consulta a qualquer momento.
CURSOS
Curso de Atualização promovido pela Universidade de Passo Fundo.
DOWNLOADS
Novo Código de Ética Odontológico em vigor desde 20 de maio de 2003.
CONGRESSOS
Os principais congressos nacionais e internacionais estão agendados aqui!!
 

IMPRIMIR   ::   TOPO   ::   PÁGINA INICIAL   ::   FALE CONOSCO   ::   ANUNCIE
Todos os direitos reservados. Copyright© 2002/2005, www.webodonto.com ®